Provérbios 13: 24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.
As escrituras ordenam que os pais disciplinem seus filhos com "vara", nos seus anos formativos, i.e., na infância. Castigo físico só deve ser aplicado à criança em caso de desobediência proposital ou quando os pais são desafiados pelos filhos.
Não se pode confundir criança estabanada (filhos que derrubam coisas)com aquelas que maquinam o que vão fazer. Não grite como se você fosse uma pessoa desequilibrada.
A disciplina tem como alvo eliminar a insensatez, a rebeldia e o desrespeito para com os pais (Pv 22.15). Quando adequada, administrada pelos pais de modo sábio, amoroso e equilibrado, ela (a disciplina) leva a criança a aprender que o mau comportamento resulta em consequências desagradáveis, inclusive castigo (Pv 29.15). Tal disciplina é necessária para evitar que os filhos adotem atitudes que mais tarde os levarão à ruína e à morte (Pv 19.18).
A disciplina piedosa na família trará bem-estar e paz ao lar (Pv 29.17). Os pais devem aplicar a disciplina com amor, assim como faz nosso pai celestial (Hb 12 6.7).
Este assunto continuará.........
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário