MATEUS [4]1-11
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência a vontade de Deus. Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos de Satanás.
Que podemos aprender da tentação de Cristo?
1 - Satanás é o nosso maior inimigo. O cristão deve estar consciente de que está numa guerra espiritual contra poderes malignos invisíveis, porém claramente reais (Ef. 6.11,12).
2 - Sem o devido emprego da Palavra de Deus, o cristão não pode vencer o pecado e a tentação. Como usar a Palavra de Deus para vencer a tentação: (a) Reconheça que mediante a Palavra o cristão tem poder para vencer a qualquer sedução que Satanás lhe apresente (Jo 15.3,7). (b)Coloque (i.e. memorize)a palavra de Deus na sua alma e mente (Tg. 1.21). (c) medite nos versículos memorizados, de dia e de noite (Dt 6.7). (d) Repita a passagem memorizada, para si mesmo e para Deus, no momento em que você for tentado. (e) Reconheça e obedeça ao impulso do Espírito Santo para obedecer a Palavra de Deus (Rm. 8.12-14). (f) Envolva todos estes passos com oração (Ef. 6.18)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário